quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Resenha - As Crônicas de Nárnia, Volume Único

Autor: C.S Lewis
Ano de publicação:2011
Editora:Martins Fontes

Eu sou muito fã dessa série, eu acho ela muito mágica e é bem diferente das outras coisas que estamos acostumados a ler, porém tenho que dizer que este livro não superou minhas expectativas, sério, eu esperava muito mais dele!
Este livro reúne todos os sete livros da série, e vamos concordar que a capa é realmente muito bonita!

O Sobrinho do Mago
Tenho que confessar que este livro foi um dos mais que me agradou.
O sobrinho do Mago foi tudo onde começou, foi quando Nárnia surgiu á séculos atrás, no tempo dos narnianos claro, pois nosso tempo tempo é diferente do deles! Polly e Digory são dois vizinhos que acidentalmente vão parar no início do mundo de Nárnia, junto com tio André, um homem ambicioso que se intitulava feiticeiro. Eles acabam embarcando em uma grande aventura por aquele reino desconhecido, dopando no caminho com a Feiticeira. E lógico que aconteceu vários acidentes quando conheceram a feiticeira, mas não vou contar muito sobre esse acidentes pois iria perder a graça para quem ainda não leu o livro. O que mais me impressionou foi no final, foi ai que tudo fez sentido no segundo livro!


O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
Esse é um dos livros que eu realmente fiquei decepcionada, pois esperava coisas bem maiores nele, no livro acontece tudo tão depressa, nunca pensei que iria concordar em uma coisa: o filme é melhor que o livro!
O mais famoso das crônicas – tanto que virou filme – conhecemos os também famosos irmãos Penvensie: Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia. Os quatro irmãos passavam foram para a casa de um velho professor, por conta da Guerra que estava acontecendo na Inglaterra - e adivinhem, era Digory - quando durante uma brincadeira eles acham um velho guarda-roupa em uma sala isolada. Lúcia, a caçula se embrenha por lá e... O resto todo mundo já conhece. De fato, uma aventura emocionante para salvar Nárnia da Feiticeira Branca e um dos meus favoritos das crônicas.

O Cavalo e seu Menino

Também não gostei desse livro, não pelos novos personagens, mas em si a história, ela tem muitos detalhes que eu particularmente achei desnecessário. É uma história bem monótona, tem seus pontos de aventuras mas nada muito grande.
Esse livros nos apresenta novos personagens e mais sobre o reino de Nárnia que possui outros dois países povoados por humanos, que são a Arquelândia e a Calormânia. Conhecemos Shasta, um garoto pobre que vivia na Calormânia, filho de um pescador que tem a vida mudada radicalmente quando encontra o cavalo falante Bri, um cavalo de Nárnia. A partir daí, ele descobre tudo sobre o seu passado e quem ele realmente é. Nesta história temos os irmãos Penvensie ainda como reis de Nárnia. 

Príncipe Caspian

Mais um livro que virou filme, mas nesse caso eu realmente gostei do livro, pois além dos antigos Reis e Rainhas voltarem a Nárnia novamente pela segunda vez, eles encontram um novo príncipe e Nárnia está totalmente diferente do que já foi, e juntos eles vão ter novas aventuras e correr vários perigos para trazer de volta a paz de Nárnia novamente e de quebra tirando o trono e poder de seu tio Miraz.

A viagem do Peregrino da Alvorada

Outro livro que virou filme, e que eu também não gostei, novamente o livro perde para o filme. Tudo que acontece se passa em alto mar, e Cáspian procurando as Ilhas Solitárias para libertar alguns amigos que foram vítimas da tirania do tio, o rei Miraz. Somente Lúcia e Edmundo, com a companhia indesejada do primo Eustáquio retornam a Nárnia para mais uma aventura. Mas por que o livro deixou a desejar? Simples, no livro tudo acontece muito rápido e não aquela emoção quando se vê no filme, os perigos que eles encontram, acabam tudo muito rápido, não tem detalhes suficientes!

A cadeira de Prata

Eu gostei bastante desse livro, envolve novos personagens maravilhosos e sua imaginação vai longe, a parte que eu mais gostei foi a dos gigantes, sem dúvida achei tudo muito engraçado, mas não para os personagens que corriam perigo ficando perto deles!
Eustáquio e sua amiga Jill ganham o privilégio de irem para Nárnia para salvar o príncipe Rilian, filho do Rei Cáspian, que havia desaparecido há uma década. 

A última Batalha

Infelizmente tudo um dia acaba, e com Nárnia também não é diferente, de todos os livros este foi o que eu AMEI. A história é muito bem elaborada, cheia de magia, grandes problemas e grandes tristezas para os últimos dias de Nárnia, sim, Nárnia não existe mais, mas não fique tristes, pois ainda não contei a melhor parte! E tenho que confessar que eu chorei ;(
O último rei de Nárnia, Tirian enfrenta um grave problema com um complô feito pelo macaco Manhoso para tomar Nárnia, vendendo os animais para os calormanos como escravos. O ingênuo jumento Confuso com uma pele de leão é obrigado se passar por Aslam, fazendo todos se dobrarem as vontades do macaco. Eustáquio e Jill retornam para uma Nárnia completamente subjugada e com os animais sua maioria, desacreditados e com ódio de Aslam. Um fato curioso de toda a história de Nárnia é o problema de Susana que não aparece mais depois do Príncipe Caspian, porque “não era mais amiga de Nárnia” e “por só se interessar em maquiagem e lingerie”, nas palavras de Pedro e Jill. O que eu fiquei bem triste pela personagem por querer crescer, mas esquecer das coisas boas da infância.

Uma música para acompanhar a leitura...

                                        Resenha feita por Gabrielle Garcia

2 comentários:

  1. O Sobrinho do Mago é de fato uma das minhas favoritas. Também me decepcionei bastante com O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, mas tenho que admitir que gostei de O Cavalo e o Seu Menino, embora no começo não estivesse gostando. Príncipe Caspian não é o meu favorito, e A Viagem do Peregrino da Alvorada é um que eu pulei de tanto que não gostei. Só depois de terminar A Cadeira de Prata (que é meu favorito junto com O Sobrinho do Mago), eu voltei e terminei A Viagem do Peregrino da Alvorada. E eu também amei a Última Batalha, e antes de terminar de fato o livro todo, eu chorei quando vi que Nárnia havia acabado...

    ResponderExcluir

 

Abcd dos Livros Template by Ipietoon Cute Blog Design and Bukit Gambang