domingo, 22 de setembro de 2013

Resenha - O xangô de Baker Street #Nacional

Autor: Jô Soares 
Ano de Publicação: 1995
Editora: Companhia das letras

Eis um livro que tive um certo-preconceito,sim eu tinha uns certos pezinhos atrás com Jô Soares,talvez pela mascara egocêntrica que ele demonstra vestir em seu homônimo programa
de televisão,porém é muito cedo dar eu o titulo de gênio para ele,pois só li este livro dele,mas com certeza correrei atrás das obras do Gordo.
O livro é bem light,e extremamente divertido,sem falar da prosa do Jô,que é bem envolvente por assim dizer haha.
Num Brasil do século IX um violino é roubado,e certos cadáveres são encontrados com cordas do mesmo emaranhados aos “pelos” da vitima,com suas orelhas respectivas orelhas arrancadas.
Vendo o gigantesco problema e a probabilidade de um “serial killer”,estar atuando em terras tupiniquins,fazem o próprio Dom Pedro II,por recomendação de ninguém menos de que Sarah Bernhardt,arrastar o lendário e intrépido detetive do apartamento 221 b da Baker Street,sim Sherlock Holmes e seu fiel bom Dr. John H. Watson para o Brasil!


Eis um livro que tive um certo-preconceito,sim eu tinha uns certos pezinhos atrás com Jô Soares,talvez pela mascara egocêntrica que ele demonstra vestir em seu homônimo programa
de televisão,porém é muito cedo dar eu o titulo de gênio para ele,pois só li este livro dele,mas com certeza correrei atrás das obras do Gordo.
O livro é bem light,e extremamente divertido,sem falar da prosa do Jô,que é bem envolvente por assim dizer haha.
Num Brasil do século IX um violino é roubado,e certos cadáveres são encontrados com cordas do mesmo emaranhados aos “pelos” da vitima,com suas orelhas respectivas orelhas arrancadas.
Vendo o gigantesco problema e a probabilidade de um “serial killer”,estar atuando em terras tupiniquins,fazem o próprio Dom Pedro II,por recomendação de ninguém menos de que Sarah Bernhardt,arrastar o lendário e intrépido detetive do apartamento 221 b da Baker Street,sim Sherlock Holmes e seu fiel bom Dr. John H. Watson para o Brasil!
Como admirador das duradouras palavras de Conan Doyle ,não preciso nem falar que amei o livro,e mesmo contendo certo absurdos,como quando a feijoada e o vatapá se demonstraram,um tanto quanto pesado para os requintados paladares europeus,e a emocionante narrativa de Sherlock Holmes de sua caça aos tigres que obrigado serei,colocar aqui embaixo:

- Imagine, delegado, que eu estava a caçar tigres no meio da selva, na região de Punjab, com um amigo chamado Wilfred Marmeduke, quando ele foi picado por uma naja, num lugar muito delicado...  como direi...  bem na extremidade do pênis.

 - Por que logo ali?!– horrorizou-se Mello Pimenta.

 - Mearmeduke resolveu dar vazão a uma premente necessidade fisiológica, e o jato acertou, por acaso, na cabeça da serpente adormecida.

 - Terrível!

- Vi que não conseguiria transportá-lo, pois Wilfred contorcia-se em dores pavorosas. Montei no meu cavalo e voei em direção à aldeia mais próxima. Pretendia buscar lá o único médico, mas o homem estava em meio a uma cirurgia. Perguntei-lhe, então, como eu deveria proceder.

- Que disse o médico? – quis saber, ansioso, Mello Pimenta.

- Disse que só havia uma maneira de evitar a morte do querido meu amigo, por quem eu nutria imensa afeição. Mandou que fizesse uma incisão com uma faca, no local da mordida, e sugasse com minha boca todo o veneno.

 - Fantástico, senhor Holmes. E assim o senhor salvou-lhe a vida?

- Não, delegado, ele morreu – respondeu Sherlock Holmes, o olhar perdido no horizonte.


É uma leitura que recomendo por mais que,seja apresentada uma outra faceta do nosso tão amado detetive,há também uma adaptação cinematográfica,para o livro que esta chamando muito a minha atenção,e verei se encontro para assistir no nosso famoso domínio publico.

                                           Resenha feita por Pedro Rafael

5 comentários:

  1. Amei o post , amei seu blog , bom , Parabéns rs
    Já estou seguindo ,
    http://dizquedizdg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu adoro o Jô! Adoro qualquer coisa que ele escreva!
    O filme ficou bom, os atores são legais. Quem faz o papel da Sarah Bernhardt é a Maria de Medeiros <3
    Ela é uma das minhas atrizes favoritas desde Capitães de Abril *-*
    Mesmo assim, não foi possível superar o livro :)

    Enfim, adorei o blog, seguindo já
    Estão convidados a conhecer o meu
    http://inspiracaoinfinita.blogspot.com.br/

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Adoreii sua atual postagem e o blog por inteiro...Tudo muito lindo e detalhado.
    Já estou te seguindo amore!
    Parabéns e muito sucesso...

    Bjiins da Criis <3

    http://makeemanias.blogspot.com.br/2013/09/livros-uma-das-minhas-manias.html

    ResponderExcluir
  4. Eiii tudo bem?
    Sou simplesmente louca para ler esse livro desde o dia que vi o filme... Tenho ele no pc, mas ainda não tive tempo de ler, quero ler As Esganadas, que tbm parece ser muito bom...

    O filme é incrível e quero muito assistir de novo, mas não sei onde achar... vale a pena assistir viu

    bjinhusss
    Thamara A.
    www.tahmara.com

    ResponderExcluir
  5. Eu amoooo o Jô!
    Novamente esse que vc resenhou eu não li, mas AS ESGANADAS e adorei!

    Ahh mas também, o Jô não tem erro. Eu adoro ele! Espero que tenha deixado seu pé atrás com os livros dele e leia as esganadas porque é bom demais! hahahahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir

 

Abcd dos Livros Template by Ipietoon Cute Blog Design and Bukit Gambang