segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Resenha - Lolita

Autor: Vladimir Nabokov (1899 - 1977)
Ano de Publicação: 1955
Editora: Companhia das Letras

Lolita luz da minha vida, labareda em minha carne. Minha alma, minha lama. Lo-li-ta: a ponta da língua descendo em três saltos pelo cêu da boca para tropeçar de leve, no terceiro, contra os dentes. Lo. Li. Ta.
E com estes simples versos,começa esta obra inovadora,que explora o relacionamento entre uma pré-adolescente e um homem mais velho.


Para quem ainda não o leu,recomendo que se caso o fizer, você tem que estar de bem consigo mesmo, pois é um livro que escandaliza e dança com nossa sensiblidade, a cada pagina que se vira nos sentimos atordoados, com as memorias alucinadas,do cultíssimo, também obsessivo e cínico, porém divertidissimo Humbert Humbert, um professor de poesia francesa, que após de uma série de trágicos relacionamentos e breves estadias em vários sanatórios, parte para a terrinha do tio Sam, com o intuito de lecionar literatura.
Mas muito brincalhão e bem gélido, o terrível destino, como sempre “prega uma das suas” e ele conhece Dolores Haze (Lolita), filha de uma mulher que acaba se apaixonando pelo ponposo europeu.
Com total sagacidade vemos todo brilhantismo de Vladimir Nabokov, que com um devastador desespero existencial nos lança contra um abismo infinito e até colocando touquinhas e luvinhas, nos convida a fazer uma autópsia ao implacável modo de vida americano.
Pela natureza da trama, o livro foi proibido em varios países como França, Inglaterra, Nova Zelândia e Argentina
Mas depois, foi considerado como uma inegável obra-de-arte, mas com ainda alguns olhinhos tortos.

Para acompanhar a leitura...


                                             Resenha feita por Pedro Rafael

5 comentários:

  1. Parece ser interessante, no momento já estou lendo um livro pesado então não sei se estou preparada para outro, mas quem sabe mais pra frente?

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Espetacular. Um classicíssimo que ainda não li mas realmente tenho que fazer isso.

    Samukão
    http://coupleliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu sou louco pra ler esse livro,já tentei ler algumas vezes mas o vocabulário dele é muito amplo e difícil de acompanha.

    Ótima resenha!
    Vinicius Alves-Fortaleza das Letras-
    http://fortalezadasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha e também quero muito ler o livro,ele dever ser muito bom...

    bjssss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir
  5. Um clássico bem polêmico e muito bom! Eu também recomendo esse livro maravilhoso :D adorei a resenha o/

    ResponderExcluir

 

Abcd dos Livros Template by Ipietoon Cute Blog Design and Bukit Gambang