Autor: Jack Kerouac (1922-1969)

Ano de Publicação: 1957
Editora: L&PM Pocket

Considerado a obra-prima de Jack Kerouac, On the road (ou Pé na estrada),foi um grande expoente nos movimentos contra-cultura.
Gerando um grande grito libertário, transformando Bob Dylan e Jim Morrisson, e levando milhares de jovens a fazerem as suas marmitinhas e botarem na mochila, para correr descalço entre as colinas do horizonte e SEREM  FINALMENTE LIVRES!!
Muitos dizem que é a bíblia hippie, mas acho que para ser livre, não é preciso de uma bíblia ou algo parecido.


O livro é um relato das viagens que Jack fez com seus amigos, Neal Cassindy, Allen Ginsberg  e William Burroughs entre outros (a geração beat) que também se sentiam oprimidos,pelosobrecarrego e toda hostilidade que contém as cidades.
O que gerou muita polêmica, pois  o uso de drogas entre eles era comum e constante.
 “Começamos a experimentar benzedrina e anestésicos. Eu pensava que não poderia escrever porque minha mente ficava confusa, mas Jack sentia que podia escrever romances usando isso. E acho que alguns dos seus romances do início dos anos 50 foram escritos sob efeito desses e outros tóxicos. Jack praticamente se sentava e datilografava por várias semanas, fazia correções, escrevia continuamente 5, 6 ou 7 horas por dia, às vezes até o dia inteiro”
Comentou Allen Ginsberg
On the Road foi escrito em apenas três semanas, sob o efeito do nosso amigo de sempre café, bezendrina e pelo Jazz, além de conter outras coisinhas a mais,
inaugurou um novo tipo de prosa, que funciona como uma trilha sonora interna ao livro, que vai se desprendendo das palavras, das frases, dos blocos de texto.

Uma música para acompanhar a leitura...



                                            Resenha feita por Pedro Rafael

7 Comentários

  1. Olá, Ainda não conhecia esse livro, não é um tipo de livro que eu compraria se visse numa livraria, mas acho que leria sem problema se alguém me presenteasse. Seguindo (=

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma amiga que ama esse estilo de livro, vou indicar!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Muuuuito interessante! Gostei desse livro!

    ResponderExcluir
  4. O livro é diferente, mas concordo com o Lucas, não sei se o leria... Acho que não faz meu estilo :/ Mas, parabéns pela resenha e pelo blog! :) Estou seguindo

    Abraços,
    Paulo - Blog Montanha Literária
    http://www.montanhaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. sou louco por esse livro! Pretendo ler logo.

    beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabrielle!
    Não conhecia o livro e achei bem interessante. Anotei o nome e, se surgir oportunidade, irei ler sim.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa muito legal seu blog não conhecia, mas agora já sei onde será mais um de meus refúgios... Parabéns e sucesso.

    Bjs
    Ângela Cardoso - Angells Forever
    http://angellsforever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir