domingo, 3 de novembro de 2013

Resenha - Cazuza, Só as mães são Felizes

Autor: Lucinha Araújo
Ano de Publicação: 1997
Editora: Globo

Se este livro não fosse uma história verídica seria muito melhor. Mas infelizmente as coisas nem sempre sai como queremos!
Cazuza morreu jovem, aos 32 anos, pesando 38 quilos. Ele se foi, mas o que deixou para nós foi algo que nem todos conseguem deixar, suas músicas e poesias maravilhosas.
Sim, gosto muito de Cazuza, não sou fã, mas gosto.


Logo no primeiro capítulo eu chorei, mas chorei de soluçar mesmo. Pois logo de cara Lucinha conta como foi as últimas horas com Cazuza, e posso afirmar que foi triste, muito triste. Eu não tenho um filho, mas me senti na pele dela!
Essa foi a primeira biografia que eu li.
Lucinha vai falar desde o começo, da infância dela e como ela conheceu João (pai de Cazuza). E ela conta o livro todo. Desde da infância do Cazuza, o começo de sua rebeldia, os primeiros shows com o Barão Vermelho, sua carreira solo até chegar em sua doença.

Em meu ponto de vista, Cazuza foi muito mimado. De família rica (pois seu pai era dono da empresa Som Livre, onde se produzia discos dos músicos da época), Cazuza nunca precisou se esforçar na vida. Tenho certeza de que se a vida dele não fosse fácil, ele não teria contraído a doença. Pois tendo dinheiro, era mais fácil de se conseguir drogas, qualquer tipo.
Entendendo que ele era filho único, mas Lucinha mimava Cazuza como se não existisse amanhã. Fazia todas as vontades dele (mesmo ela não querendo), sempre o tirava da cadeia quando era preso por uso de maconha, lhe dava sempre dinheiro e sempre tentava não se meter na vida do filho (como ele mesmo pedia).
Mas tirando tudo isso, não era má pessoa, só foi criado de uma forma errada. Creio eu. Mas quem sou eu para me meter na vida de Cazuza?

O legal do livro também, é que contém muitos versos e fotos dele com amigos, com o Barão Vermelho, com os pais, tem muita foto mesmo!
E no final do livro, lá se foi eu chorar novamente. Estava tudo indo bem, quando BANG, acertou em cheio o meu coração. Pois no final, estava lá o sofrimento de Lucinha com a morte de Cazuza.
Ela fez o possível e o impossível para salvar a vida do filho. Fez viagem ao exterior, gastou milhões em exames e remédios, mas o dinheiro para ela não importava nem um pouco, o realmente importava, era ter seu filho sadio novamente. E isso é o que te faz ficar emocionado, o amor de mãe dela era muito grande. E eu cheguei a conclusão de que nem todas as mães são felizes!

Trailer
Se você ainda não viu o filme, assista. Mesmo que você não goste de Cazuza, é uma história triste e bonita ao mesmo tempo, que deve ser assistido por todos.
Viva Cazuza!



Uma música para acompanhar a leitura...


                                        Resenha feita por Gabrielle Garcia

6 comentários:

  1. Eu gosto muito do Cazuza (artista) de suas belas composições, suas boas músicas, sua poesias como você disse maravilhosas, suas críticas a uma sociedade, enfim acho que a vida dele foi só um capítulo mal escrito, embora eu prefira os capítulos dele não como pessoa, mas achei interessante a resenha, deu vontade de ler o livro *--*

    charlesletrando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha me fez despertar desejo para eu ler.
    Seguindo.
    http://imaginecrazymy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não nego que as músicas eram boas, mas exatamente por causa do dinheiro não curto Cazuza.
    Mas acredito que deve ser um ótimo livro, por que a história conta pela mãe deve ser bem interessante.
    Estou seguindo, adoraria que retribuisse:
    revistanossomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu vi o filme gostei. A vida dele sempre foi uma verdadeira montanha russa, ele viveu cada segundo intensamente.
    Se eu eu tiver a oportunidade lerei o livro com certeza.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Peguei esse livro emprestado da minha colega e quase não o devolvi! hehehe Historia e realmente foi uma 'vida louca e infelizmente 'vida breve'. Amo Agenor de paixão! Parabéns pelo post
    http://jasminediz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, li alguns posts do seu blog e achei muito interessante,com certeza você tem potencial, vi que você é uma pessoa esforçada que só quer falar e ser ouvida na blogosfera, assim como eu. Posso dizer que gostei muito do que li, sei que será um grande blog pois é de fácil entendimento e o conteúdo é gostoso de ler. Sou Luciana Shirley do blog http://coisasecoisasdalu.blogspot.com.br/ se desejar me visite e siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir

 

Abcd dos Livros Template by Ipietoon Cute Blog Design and Bukit Gambang