Livro: Depois daquela viagem
Autor: Valéria Piassa Polizzi
Editora: Ática
Publicação: Autobiografia publicada em 1997

Páginas:288

Olá queridos amigos. Inicio minha participação aqui no blog com um livro que me marcou e vou carregar as lições pela vida toda.
Valéria. Este é o nome da autora deste maravilhoso livro que, narrado pela própria autora mostra toda a sua força, coragem e ousadia depois que se descobre HIV positivo, contraído aos 16 anos, de um namorado  Embora ela nos conte um pouco de sua infância, vivida dentro de uma família de classe média, a história é focada na visão de Valéria como portadora da AIDS.
É uma leitura hipnotizadora. De forma clara, Valéria, sem delongas, fala da sentença de morte que é receber a notícia de portar o vírus, no início dos anos 90, onde a AIDS era vista como sentença de morte.

Uma jovem com um futuro promissor, vendo-se limitada. A perspectiva de viver tudo o que planejou viver, mas na companhia do HIV.
Valéria também aborda assuntos rotineiros na vida dos jovens como vestibular, profissões, viagens, família e amigos, porém na perspectiva de quem sabe que pode não viver a tempo de realizar seus sonhos e projetos. Narra momentos difíceis e chocantes de crises da doença, dos quais ela se recupera  e toma novo fôlego pra vida.
Abro aqui uma observação importante: o HIV (que já foi chamado de câncer gay) no início dos anos 90, talvez pela pouca informação e também pela quase nenhuma perspectiva de cura da doença, deixou nossa sociedade apavorada, literalmente em pânico pelo medo de ter contato com alguém e ser infectado sem saber, gerando com isso, muito preconceito.
Hoje não, talvez pelo tratamento que se tem hoje, convivemos com pessoas que nem sabemos que possui o vírus e nem desconfiamos, tal a vida normal que a pessoa tem.
É inspirador ver como Valéria é disposta a viver, quando nós, muitas vezes por tão pouco, desistimos de nossos sonhos, e como ela lida com toda a confusão da mente típicas do adolescente, as dúvidas, os desamores, as decepções, os sonhos, estes muitas vezes interrompidos ou até mesmo adiados pela doença. Valéria vive contra o tempo, que ela vê como maior empecilho para seus projetos.


A autora não fica se lamentando pela doença, mas sim, lamenta não ter sido responsável como deveria e ter se prevenido, e agora vai levar pela vida toda “o peso”da falha. Ela nos remete à profundas reflexões, que penso serem essenciais para nossa vida, pois temos o mundo nos esperando pra viver e nos deixamos aprisionar por medos. Adiamos sonhos por nada. Nos limitados a realizar o que queremos, da forma que queremos, presos a padrões sociais.
 Li este livro por recomendação de uma aluna e  serei eternamente grata. É uma leitura envolvente, e cheia de aprendizado. Minha eterna admiração à Valéria. #recomendo

Abraço de urso! :D      

                      Michelle Guerra

16 Comentários

  1. Olá!

    Não conhecia a obra, mas gostei justamente por ser um relato autobiográfico de uma pessoa que vive com uma doença que ainda é tabu em nossa sociedade. Boa resenha, se eu puder, também o lerei. Obrigada por esse texto tão lindo!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi! Primeiramente, seja muito bem-vinda ao blog, e que seja de sua importância a sua participação.
    Não conhecia a obra, mais achei muito interessante a premissa. Adoro livros que me leva a refletir sobre algo. Uma das partes que mais gostei, foi você citar: "A autora não fica se lamentando pela doença, mas sim, lamenta não ter sido responsável como deveria e ter se prevenido, e agora vai levar pela vida toda “o peso”da falha." Adorei a dica, e espero poder conferir a leitura em breve.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Daiane, espero que vc tenha a deliciosa oportunidade de lê-lo.
      Continue participando!!
      um abraço

      Excluir
  3. Uma premissa bem forte. Eu leria. Gosto de livros assim, infelizmente no momento não estou conseguindo comprar mais nenhum livro kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola.
      Procure na internet. De repente vc encontra disponível para download.
      Um abraço
      obrigada pela participação.

      Excluir
  4. Me interessei. Parece ser incrível, embora trate de algo delicado. Amei.
    Foi para minha lista de desejados. Espero poder ler em breve;

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Andrezza. Com certeza um assunto muito delicado, porém de grande aprendizado.
      Obrigada.
      Continue participando.
      Abraços

      Excluir
  5. Olá!
    Parece ser uma ótima história, sobre um assuntos que todos conhecemos e um ótimo livro para aqueles que não conhecem o assunto. Também um ótimo livro para sabermos como a autora se senti com a doença e conhece-la mais. Adorei a resenha e espero ler algum dia!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tahis, é uma leitura que ensina muito. uma lição de vida!!
      Obrigada pela sua participação.
      um abraço

      Excluir
  6. OI, tudo bem?
    Apesar de ser um livro que eu não leria, porque não me atraiu, a história da autora parece ser interessante e emocionante. Verdade o que você diz quando as pessoas querem desistir por tão pouco enquanto ela que tinha tudo para desistir se manteve firme e forte.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, foi exatamente isso que me prendeu nele. Além de uma autobiografia, que eu particularmente adoro, ela mostra como não desistir da vida. É lindo!!!
      Continue por aqui conosco.
      Um abraço

      Excluir
  7. Oi Tudo bem?
    O livro parece ser bastante forte e interessante por falar de um assunto polêmico nos livros. Adorei sua resenha bem feita.
    Beijos
    Eu e meu vício chamado Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid!! Sim, ao mesmo tempo que os detalhes no livro chocam, também nos ensina muito.
      Obrigada por estar aqui conosco.
      Abraços

      Excluir
  8. Oie, tudo bom?
    Esse livro realmente é inspirador, principalmente por falar de uma doença tão terrível como a AIDS. É inadmissível que a nossa sociedade tenha deixado de se importar com sua própria saúde, tendo em vista o crescimento da doença nos jovens. Já tinha visto a capa desse livro, mas não sabia qual era a temática dele.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá. Achei o livro bem interessante, principalmente por ser um tema tão forte e reflexivo. Certamente irei procurar sobre este livro e espero poder ler.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir