quinta-feira, 10 de setembro de 2015

[Resenha] Noites de Tormenta - Nicholas Sparks

Título: Noites de Tormenta
Autor: Nicholas Sparks
Ano de Publicação: 2011
Páginas: 173
Editora: Novo Conceito
Classificação: 4/5

“Noites de Tormenta - Aos 45 anos, Adrienne Willis repensa toda a sua vida quando o marido a abandona por uma mulher mais jovem. Com o coração partido e em busca de descanso ela segue para a pequena cidade de Rodanthe, na Carolina do Norte, para cuida da pousada de uma amiga, Quando uma tempestade terrível se aproxima, Adrienne começa a achar que sua fuga perfeita está arruinada - isso até a chegada do novo hóspede, o Dr. Paul Flanner. Aos 54 anos, o médico chega a Rodanthe para repensar sua profissão e relação com a família. Agora, em meio à tempestade que os cerca, os dois seres feridos procurarão conforto um nos braços do outro - e esse único fim de semana despertará sentimentos que irão acompanhá-los pelo resto de suas vidas. O título desse livro foi mudado de O Sorriso das Estrelas para Noites de Tormenta depois do sucesso do filme, que agora compõe também a capa do livro.

Os romances de Nicholas são quase todos protagonizados por pessoas na casa dos 20 aos 30 anos. Noites de Tormenta nos apresenta protagonistas com muito mais idade e isso trouxe uma nova perspectiva para o livro. Quando comecei a leitura não sabia o que esperar, já que eu estava entrando em um ambiente totalmente novo e foi aí que pude me surpreender com a história de Adrienne Willis e Paul Flanner.
O livro começa narrando o presente, quando a filha de Adrienne precisa muito da ajuda de sua mãe, e em seguida vai narrando fatos do passado, que é o principal foco do livro. A situação que Amanda está passando é terrível e ela parece que não quer ser ajudada.

“Um mês atrás, quando Adrienne tentara falar gentilmente com a filha, Amanda se levantara da mesa sacudindo a cabeça irritada.”

Uma mãe com o objetivo de ajudar a sua filha e uma linda história de amor no passado vão se conectando conforme o livro vai se desenrolando. Depois do fim do seu casamento Adrienne resolve ir à cidade, costeira, de Rodanthe para esfriar a cabeça e lá ela conhece Paul, um homem com uma família quebrada.
Uma noite tempestuosa e circunstâncias um pouco constrangedoras une esses dois através da simplicidade das palavras. Conforme a intensidade da tempestade aumenta sobre Rodanthe, intensifica também a maneira como Paul e Adrienne vão se conhecendo. O tempo climático e o tempo cronológico não mexem com esse casal da mesma forma. A forma de amar e renunciar de ambos possui forças semelhantes e isso me deixou muito viciado na leitura.
Cada página que eu lia procurava entender de que forma o título do livro se encaixava no desenrolar da narrativa. Quando terminei a leitura pude perceber que o título trás um significativo positivo e outro nada positivo.
 A diagramação é simples e as folhas são amareladas. A escrita de Nicholas tem alguns elementos previsíveis, mas nada chato, muito pelo contrário. Sparks tem a capacidade de criar personagens cativantes, mesmo que as circunstâncias em que eles vivam sejam o contrário disso. Essa leitura me fez questionar várias vezes o significado de família. (No sentido de crescimento pessoal).
Dou 04 estrelas para essa obra porque acho que faltou um maior desenvolvimento nas histórias dos outros dois filhos de Adrienne. Sempre fico com essa sensação de pouco desenvolvimento quando o livro tem poucas páginas. E você já leu? Gostou?


Joe Almeida

19 comentários:

  1. Olá, eu nunca li o livro mas tenho muita vontade de ler, sou uma super fã dos livros do Sparks e tenho certeza que esse é tão incrível quanto os outros que já li. Parabéns pela resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Kétrin! Como você gosta dos romances do Sparks, acredito que você irá gostar muito desse também. Obrigado pelo carinho!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?

    Olha, eu passo longe dos livros do Nicholas Sparks. Acho que a história é sempre a mesma coisa contada com alguns nomes e pontos de vista diferentes. Ele usa a mesma fórmula pra tudo, infelizmente. Mas sempre rendem ótimos filmes!

    Esse foi o caso desse livro; não pretendo ler, mas quero assistir a adaptação hehe

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  4. Oiii!


    Eu não sou fã do Nicholas! Mas é incrivel como os filmes me chamam atenção. Eu não leria a obra e mesmo com muitos elogios, acho que o autor sempre usa mais do mesmo para os enredos e o legal é fazem um super sucesso né?

    Gostei da sua resenha!


    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Ai. Só eu que meio que enjoei desse autor? Não vejo nem filme adaptado dele mais HSAUHUSAHUSA Sei lá, me parece a mesma história sempre.

    Bjs.

    Kamylla Prado.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Fernanda e Ana Paula! Realmente os livros de Nicholas são 8 ou 80. Ou agradam ou desagradam. (rsrsrs) Interessante como é o gosto de cada um! Gosto dos livros, mas não curto as adaptações para filmes, acho elas muito rasas, embora acho o filme Um amor para recordar muito bom e bem produzido.

    Obrigado pelo carinho!

    ResponderExcluir
  7. Olha eu ainda não li vários livros do Nicholas Sparks, mas tenho bastante interesse, até porque todos comentam muito bem sobre seus romances. Eu sou uma daquelas pessoas que adora sabe?
    Espero poder ler assim que puder. Adorei a sua resenha.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/setembro-nacional-cristiane-broca.html

    ResponderExcluir
  8. Nunca li um livro do Sparks,mas falam muito bem dele,e depois dessa resenha sua,vou colocar alguns livros dele na minha lista!
    www.garotoaocubo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olha sobre as poucas páginas, acho que os livros são mais objetivos e focados ao invés de serem redundantes e falarem de assuntos "nada a ver" com a história.
    O que me encanta com o nicholas é que apesar de todas as histórias dele serem de amor, elas são sempre diferentes. Completamente.
    Isso me encanta, li um que também se tratava de pessoas mais velhas, que é o casamento e eu amei, super indico.
    Sobre o livro, ainda não conhecia e na verdade nem o filme assisti, rs.
    Ótima resenha.

    Bjs, Tay do Let it Shine

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Noites de Tormenta é muito amor envolvido! Eu chorei ao concluir essa história! te faz refletir sobre família, amor e compreensão! Também senti falta de um desenvolvimento maior dos outros filhos de Adrienne, mas pelo que me lembro, eles não são tão relevantes pra trama.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nunca li um livro completo do Nicholas e confesso que isso é um erro bem grave! Conheço muita gente apaixonada por seus livros e eles me parecem bem inteligentes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conheço esse livro do Nicholas, mas já achei feio trocarem o nome do livro pelo nome do filme, cada um com seu cada um :(
    Os livros dele fazem a gente refletir muito, com personagens fáceis de entender, e de se colocar no lugar deles.
    Vou procurar esse livro pra ler

    ResponderExcluir
  13. CARA! não sei pq, mas os livros do Nicholas Sparks não me atraem, até tenho curiosidade de ler um ou outro, mas a impressão que tenho é que são todos iguais hahahah talvez eu mude de opinião após ler algum livro dele, mas...

    beijos
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ainda não tenho esse livro acredita? Tenho os outros mas esse ainda falta na minha coleção. Já vi o filme a um tempinho e gostei bastante e pretendo ler o livro em breve. Nicholas Sparks é uma amor né, suas histórias são lindas.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?

    Eu li esse livro e amei :3 tem livro de Nickolas que eu curto e outros não. Que eu acho clichê demais e outro não. Gostei muito do desenrolar da história e o modo com que ela foi passada.
    Bjs
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Joe!
    Li esse livro há muito tempo atrás, quando ainda era fã de Nicholas Sparks. Lembro que gostei muito. Confesso que deu vontade de ler de novo, rs.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. OI, tudo bem?
    Esse é o único livro do Sparks que li e curti a história. Normalmente não me dou bem com os livros do autor, mas adorei que o foco aqui é o relacionamento entre mãe e filha, mesmo narrando o romance do passado. Não vi o filme ainda, e estou bem curiosa para assisti-lo.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  18. Oii!

    Estou louca para começar a ler os livros do Nicholas ^^ Esse já vai pra listinha pois amei a promissa! A capa é muito linda e a sua resenha ficou muito boa :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  19. Oii
    Ai menina eu amo Nicholas Sparks sabe... esse livro eu achei uma gracinha, amo o livro e o filme, já assistiu?
    Adorei a sua resenha!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

 

Abcd dos Livros Template by Ipietoon Cute Blog Design and Bukit Gambang