Olá queridos! Como estão ? Hoje venho falar-lhes de um livro muito interessante, pois aborda a questão, não questão não é bem a palavra....eu chamaria de problema: o bullying.

Título : PERSEGUIÇÃO.
Autora: Tânia Alexandre Martinelli
Edição: 2009
Editora: Saraiva
104 páginas.














Quem não se incomoda com essa coisa grotesca, chamada por quem pratica de brincadeira, não é mesmo?
Este  livro PERSEGUIÇÃO de Tânia Alexandre Martinelli conta a história de alunos perseguidos pelo bullying. A autora aborda majestosamente o assunto de maneira sutil,  enfatizando os sentimentos e pensamentos de quem sofre com a perseguição.
O bullying, infelizmente , acontece
em escolas do mundo todo (e não fica restrito somente à escolas), é uma agressão verbal covarde, que se estende também a agressão física, e sem motivos aparente, ou seja, pura “pegação no pé”.

Léo e Malu sofrem isso todos os dias, brincadeiras de mal gosto por qualquer detalhe, roupa, cabelo, sapato, maneira de falar, gestos....qualquer coisa vira motivo pra escancarar o preconceito.
Sim, preconceito!! Pois “suavizar” a perseguição não a torna leve, mas sim só empurra o problema “pra debaixo do tapete”, o que o tornará bem maior futuramente. Visto pelo agressor e até por alguns que assistem sem fazer nada, como “Ah! mas é so brincadeira” ou “eles não ligam, já estão acostumados”. Pois eles ligam sim!!!



É um assunto polêmico, muitas vezes (espantosamente) evitado pelas autoridades escolares, pois consideram, assim como a maioria da nossa sociedade que, é melhor evitar o problema, fingir que não está acontecendo pra ver “se esquecem o assunto”.
Com quem falar sobre o assunto? Em quem confiar? Como curar as feridas interiorizadas e recuperar a autoestima? Se é que isso é possível...
Tânia A. Martinelli

Malu, boa filha, boa aluna, de ótimas notas, respeitosa com amigos e professores, é perseguida pelas colegas de salas pelo simples fato de ter boas notas, como se isso fosse defeito, e sempre dão um jeito de ridicularizá-la e excluí-la.
E Léo, que vive em um universo perturbador. Por ser gordinho, recebe apelidos maldosos, empurrões, e muita brincadeira de mal gosto.

O que a experiência afetou na personalidade de cada um? Confira vc mesmo nesta prazerosa leitura que lhe será um grande aprendizado.
“Boa viagem” !
Abraço de urso  ;-)

                               Michelle Guerra
             

2 Comentários

  1. Livro lindo que certamente vai ajudar muito....fiquei curiosa para lê-lo!
    Beijos U&B
    Adriana e Cláudia
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram @blogunhasebocas
    https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é um livro que nos traz muito aprendizado.
      Beijos ;-)

      Excluir