terça-feira, 15 de setembro de 2015

[Resenha] Todo Dia - David Levithan

Título: Todo Dia
Autor: David Levithan
Publicação: 2013
Páginas: 280
Editora: Galera Record
Classificação: 5/5

“Todo Dia - Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.”

Resolvi pegar Todo Dia para ler sem ter lido a sinopse ou nenhuma resenha. Quis entrar na história e deixar que ela se revelasse. E como ela se revelou! Uma revelação única e muito prazerosa! Esse foi o primeiro livro do autor que li e fiquei impressionado com a sensibilidade dele em abordar a natureza humana através do personagem A.
A sempre acorda todos os dias em um corpo diferente e precisa buscar se adaptar a essa mudança constante de corpo, cenário e família, mesmo quando internamente as coisas não são aquilo que se sonha. E como ser você mesmo, se sempre você é outra pessoa? Esse questionamento A prefere não enfocar tanto... ele prefere viver... e é nessa vontade de viver que ele se apaixona... vivendo apenas um dia em cada corpo...

“Que história é essa sobre o instante em que você se apaixona? Como uma medida tão pequena de tempo pode conter algo tão grande? Pág 25”

Rhiannon é a pessoa escolhida por A. Por essa escolha, A tem que aprender a ser mais forte do que já é, e ainda acaba caindo em uma situação muito complicada, pois a intransigência que existe no mundo não é pouca. As situações narradas no livro são oportunidades para refletirmos sobre nós mesmos e sobre as definições daquilo que somos ou queremos ser.
E eu como leitor me vi emocionado chorando muito com a forma como Levithan conta a natureza humana através de algo que não é tão humano, mas é completamente humano. A consegue ver que não existem rótulos para humanos, já que todos são HUMANOS e não subespécies de humanos.
Se você não leu esse livro, por favor, leia. Se leu, me diga o que achou.


Joe Almeida


9 comentários:

  1. Heey!
    Todo Dia é um dos meus livros prediletos, está entre os meus queridinhos <3
    Eu não cheguei a chorar, mas fiquei bem emocionado em algumas partes haha
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Todo Dia foi também para mim um livro bastante reflexivo, o David tem essa capacidade de nos fazer analisar as atitudes humanas, não curti tanto a estória em si, principalmente pelo seu final, mas gostei pelos ensinamentos e críticas que o autor fez ao longo da narrativa, a leitura super vale a pena!
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  3. Oiii

    Todos falam super bem desse livro!!
    Parece bom!!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu to com vontade de ler esse livro tenho acompanhado algumas resenhas pra ver do que se trada mas tenho medso de não gostar muito do enrredo!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela sua resenha, já faz algum tempo que eu vinha com vontade de ler esse livro, sempre ouvi falar muito bem dele, gostei muito do seu blog.
    Abração!

    cafelivrosseries.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. OIe!
    Nunca li nada do David, mas a sua intimada já me deixou com vontade!
    Quero muito refletir sobre mim com a história do livro e conhecer a escrita de David!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  7. Oiii..
    Esse livro está na minha lista de desejados a um bom tempo e ainda não sei porque não li. Sempre leio resenha positivas a respeito e sempre fico curiosa para saber mais sobre "A". Aprece ser um livro intenso, regado de sentimentos!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  8. Eu sou completamente louca por esse livro.
    O autor construiu uma história realmente muito original e sofrida, eu ainda não li o livro, mas pelo pouco que sei, acho que não suportaria conviver dessa maneira, não ter um corpo e tal. Angustiante.
    Amei sua resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galera, vocês precisam ler Todo Dia. Como falei na resenha, acho que esse livro deveria ser leitura obrigatória nas escolas, mas independente de qualquer coisa a leitura nos faz entender melhor diversas circunstâncias da vida.
      Obrigado pelo carinho!
      Estejam sempre por aqui...

      Excluir

 

Abcd dos Livros Template by Ipietoon Cute Blog Design and Bukit Gambang